Arroz e suas calorias: É possivel diminui-las?

O arroz é talvez o alimento mais onipresente no mundo. Na Ásia, onde se consome cerca de 90% de todo o arroz, os grãos fofos fazem parte de quase todas as refeições. No Caribe, muitas vezes misturado com feijão, o arroz também é um alimento básico. Mesmo na Grã-Bretanha, onde as pessoas comem uma quantidade relativamente modesta de arroz, consome-se muito.

Quer uma alimentação com arroz ajustada para sua pessoa? Confira como um nutricionista e sua consultoria fitness online 1-1 pode te ajudar.

Arroz Calorias

Recentemente, encontramos este artigo que afirma que existe uma maneira de reduzir as calorias do arroz branco em até 50%. Como? Simplesmente fervendo com óleo de coco e resfriando por 12 horas antes de reaquecer e consumir. O artigo afirma que, ao fazer isso, isso muda a estrutura molecular do amido do arroz para se tornar um “amido resistente”, que é menos digerível e, portanto, menos calorias.

Parece bom demais para ser verdade? Nós também pensamos assim. Portanto, pedimos ao Bruno Rodrigo, fundador da BR da Nutrição e nutricionista para nos dar suas opiniões sobre se é realmente possível reduzir as calorias do arroz branco.

O que é “amido resistente”?

De acordo com Bruno Rodrigo, o amido resistente é encontrado em alimentos como grãos inteiros, legumes, feijão e bananas verdes. Os seres humanos não têm as enzimas intestinais necessárias para digerir o amido resistente, então ele passa para o cólon, onde é fermentado em ácidos graxos de cadeia curta, formando os prebióticos que alimentam as bactérias probióticas que mantêm nosso intestino saudável. É por isso que o consumo de amido resistente também resulta na ingestão de menos calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *