O que são FODMAPs?

O termo FODMAP é um acrônimo para oligo-, di-, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Em suma, eles são carboidratos fermentáveis ​​encontrados em muitos dos alimentos que comemos comumente. Albina explica que os FODMAPs são “carboidratos de cadeia curta que ocorrem naturalmente e geralmente não são bem absorvidos no intestino delgado. Para a maioria de nós, esses alimentos ajudam a prevenir os sintomas digestivos ao alimentar os insetos benéficos que constituem nossos microbiomas intestinais ou intestinais”.

Para uma pessoa com um sistema digestivo saudável, os FODMAPs são nutricionalmente benéficos e geralmente ricos em fibras, o que ajuda ainda mais a otimizar a digestão.

Quais alimentos são ricos em FODMAPs?

Muitos dos alimentos que comemos normalmente contêm FODMAPs. De acordo com Albina, “Muitas frutas, vegetais, feijões, legumes, leguminosas, laticínios, grãos de glúten e sem glúten e alguns adoçantes artificiais contêm FODMAPs.”

Enquanto a maioria dos feijões, trigo e produtos lácteos são ricos em FODMAPs, nozes e sementes são consideradas com baixo FODMAP. Vegetais crucíferos como brócolis, couve de Bruxelas e couve-flor são ricos em FODMAP, assim como membros da família da cebola, incluindo o alho. No blog da BR da Nutrição há uma lista abrangente de alimentos com alto e baixo FODMAP (em PDF).

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